AssociaseCapa1

AcecJuridicaCapa

TabelaEmolumentosCapa

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) entregou ao Ministério Público do Estado (MP/RS) 58 segundas vias de certidões de nascimento de pessoas privadas de liberdade na tarde desta quarta-feira (30).
A parceria é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado ainda em 2016 e renovado em 2019, que tem por objetivo a ressocialização e a busca por emprego de apenados dos regimes fechado e semiaberto.
O presidente da Arpen/RS, Arioste Schnorr, foi recebido pelos promotores de Justiça, Gislaine Rossi Luckmann, Aline dos Santos Gonçalves e Alexander Gutterres Thomé, que representaram o MP/RS, e pelo superintendente de Serviços Penitenciários (Susepe), Cesar da Veiga.
O superintendente destacou a importância do projeto que além de auxiliar na ressocialização dos apenados também diminui a possibilidade de reincidência no sistema penitenciário. “Esse é um projeto que merece ser comemorado porque pode nos auxiliar, no futuro, a diminuir a população carcerária que aumentou muito nos últimos anos. Em 2014, nós tínhamos 29 mil apenados no Estado, hoje existem 43 mil”, destacou.
Também presente na reunião, o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Luis de Araújo Faccioli, comentou a busca pela eficiência no sistema penitenciário e citou como exemplo o Estado de Santa Catarina, que segundo ele, em cerca de 10 anos saiu do caos para se tornar um modelo, justamente por utilizar o trabalho prisional como chave.
“O trabalho prisional é nossa principal diretriz, principalmente por causa dos egressos, que tem dificuldade em encontrar trabalho, especialmente por conta da falta de documentação”, afirmou Faccioli.
O presidente da Arpen/RS reforçou o compromisso da entidade com e a ressocialização e em auxiliar a máquina pública. “A nossa função é essa: distribuir cidadania”, finalizou.
Esta é a terceira entrega de segundas vias de certidões realizada em 2019. Em junho foram entregues 74 e no início de outubro, outras 327, totalizando 459 documentos.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Arpen/RS

Nota de responsabilidade: As informações aqui veiculadas têm intuito meramente informativo e reportam-se às fontes indicadas. O SINDINOTARS não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que aqui é veiculado. Qualquer dúvida, o consulente deverá consultar as fontes indicadas.